De volta 'pra' casa

Cristovão Tezza lança romance ficcional em tempos de pandemia: “A literatura é um modo de ver essas questões”

“Beatriz e o poeta” conta a história de um casal sob essa nova realidade


23/05/2022 17h18

Ouça a entrevista com Cristovao Tezza:


No De Volta ‘Pra’ Casa da última sexta-feira (20), Alexandre Machado recebeu o escritor Cristovão Tezza na coluna “Com a palavra, o livro”. Ele falou sobre sua mais nova obra, “Beatriz e o poeta”.

A história ficcional se passa no início da pandemia da Covid-19, em Curitiba. Beatriz, personagem principal, é tradutora e está trabalhando quando se depara com Gabriel, um jovem poeta. Os dois têm pensamentos e ideias contrárias e o livro mostra como os opostos se complementam. “Uma história de amor na pandemia, eles se encontram com máscaras. E vão alternando os capítulos, do ponto de vista dele e do ponto de vista dela. É um gancho ficcional que eu usei”, contou o autor.

Sobre o tema da quarentena, Tezza disse que foi uma experiência nova para as pessoas e um choque emocional, lembrando que ainda não chegou ao fim. Ele pontuou que seu livro traz um modo diferente de ver essas questões: “A literatura não é propriamente um discurso de ciência, não é jornalismo, não é história, ela é uma percepção sensível do instante presente na nossa vida”.

Além da sugestão do programa, Cristovão Tezza indicou aos ouvintes a leitura de “Lanternas ao Nirvana”, de Felipe Franco Munhoz.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF