De volta 'pra' casa

Após mortes na Vila Cruzeiro, Rafael Alcadipani critica política de confronto: “Modelo de segurança falido e caduco”

O membro do Fórum de Segurança Pública disse que o combate ao crime organizado não funciona no Brasil


26/05/2022 17h35

Ouça a entrevista com Rafael Alcadipani:


Mais uma operação policial no Rio de Janeiro terminou em mortes. Na última terça-feira (24), mais de 20 pessoas perderam a vida na comunidade da Vila Cruzeiro, na que já é considerada a segunda maior chacina da história recente da cidade. Para falar sobre o assunto, Alexandre Machado convidou o professor da FGV Rafael Alcadipani, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para o De Volta ‘Pra’ Casa desta quarta (25).

“Não temos uma força-tarefa para combater o crime organizado no Brasil, por isso vivemos de massacre atrás de massacre como se isso fosse resolver o problema, mas não resolve”, explicou Alcadipani, criticando as políticas de confronto e defendendo ações de inteligência e a integração das forças de segurança.

“A gente tem um modelo de segurança falido e caduco”, afirmou o especialista. Ele também comentou a questão das milícias e disse que esse é um problema complexo de articulação federal: “Precisamos pensar não só na chave da polícia, mas na fachada da presença do Estado”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças