De volta 'pra' casa

Após mortes na Vila Cruzeiro, Rafael Alcadipani critica política de confronto: “Modelo de segurança falido e caduco”

O membro do Fórum de Segurança Pública disse que o combate ao crime organizado não funciona no Brasil


26/05/2022 17h35

Ouça a entrevista com Rafael Alcadipani:


Mais uma operação policial no Rio de Janeiro terminou em mortes. Na última terça-feira (24), mais de 20 pessoas perderam a vida na comunidade da Vila Cruzeiro, na que já é considerada a segunda maior chacina da história recente da cidade. Para falar sobre o assunto, Alexandre Machado convidou o professor da FGV Rafael Alcadipani, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para o De Volta ‘Pra’ Casa desta quarta (25).

“Não temos uma força-tarefa para combater o crime organizado no Brasil, por isso vivemos de massacre atrás de massacre como se isso fosse resolver o problema, mas não resolve”, explicou Alcadipani, criticando as políticas de confronto e defendendo ações de inteligência e a integração das forças de segurança.

“A gente tem um modelo de segurança falido e caduco”, afirmou o especialista. Ele também comentou a questão das milícias e disse que esse é um problema complexo de articulação federal: “Precisamos pensar não só na chave da polícia, mas na fachada da presença do Estado”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF