De volta 'pra' casa

Drauzio Varella publica livro sobre os mais de 50 anos de carreira

Em entrevista ao programa, o médico falou sobre o lançamento de “O Exercício da Incerteza: Memórias”, experiência em penitenciárias e situação atual do Brasil


30/05/2022 16h30

Ouça a entrevista com Drauzio Varella:


O médico oncologista Drauzio Varella foi o convidado da coluna “Com a palavra, o livro” no De Volta ‘Pra’ Casa da última sexta-feira (27). Ele falou sobre o lançamento de “O Exercício da Incerteza: Memórias”.

A obra é um compilado de experiências profissionais que o médico vivenciou durante os 50 anos de carreira e ressalta experiências relevantes de seu currículo. Além de ter atuado na profissão durante o início da pandemia de HIV e na epidemia de tuberculose, ele realizou diversos trabalhos em presídios e atualmente atende no Centro de Detenção Provisória do bairro Belém.

Drauzio contou que a inserção no universo de periferias e penitenciárias no ramo da saúde formou seu caráter profissional. “Eu tive o privilégio de conseguir penetrar fundo onde vive a massa de brasileiros que ficam à margem dos benefícios que a sociedade pode trazer”, disse. Ele pontuou que a experiência com cárcere foi tão importante para a carreira dele quanto o diploma de medicina. Uma das coisas que observou durante esses anos é que “a sociedade brasileira é cruel com as mulheres, de um modo geral, e mais ainda com as mulheres pobres e pretas em particular”.

Por fim, o médico comentou a situação atual do Brasil e disse que o país está vivendo uma fase de retrocesso. Ele indicou para os ouvintes o livro “Anna Karenina”, de Liev Tolstói.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF