De volta 'pra' casa

“As soluções não são as melhores possíveis”, diz Sergio Vale sobre alta da inflação

Para economista-chefe da MB Associados, transferência de renda pode ser “tiro no pé”


03/06/2022 16h04

Ouça a entrevista com Sergio Vale:


Mesmo com o bom resultado do PIB no primeiro trimestre, as dificuldades do governo Bolsonaro trazem preocupação para o futuro do país. Sobre este assunto, Alexandre Machado conversou com o economista-chefe da MB Associados, Sergio Rodrigo Vale.

Segundo Vale, “estamos em uma situação difícil, não é de hoje”. Isso porque, além dos fatores estruturais do país, as questões conjunturais, como a guerra na Ucrânia, ajudaram a criar o cenário de inflação atual. Por esse motivo, os bancos centrais estão tentando conter a inflação, subindo a taxa de juros e deixando a atividade mais fraca.

O economista apontou que “a população está passando por uma dificuldade de renda de curto prazo e seria crível pensar em uma solução de curto prazo também, de dar uma renda”. Ele explicou, porém, que dar dinheiro para que as pessoas consumam mais, pode ser um tiro no pé, aumentando a inflação.

“As soluções não são as melhores possíveis, é uma situação de fato complicada. Eu tenho a impressão que, do ponto de vista político, o governo vai acabar optando por essa. Não é uma boa solução”, afirmou.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF