De volta 'pra' casa

Eliana Alves Cruz fala sobre trabalho doméstico em novo livro, “Solitária”

Autora aborda resquícios da escravidão e diz que a literatura “tem um papel de questionar”


06/06/2022 19h07

Ouça a entrevista com Eliana Alves Cruz:


Toda sexta-feira é dia da coluna “Com a palavra, o livro” no De Volta ‘Pra’ Casa. Na edição do último dia 03, Alexandre Machado conversou com a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz sobre o lançamento de “Solitária”.

O livro conta a história de Eunice, uma mulher negra e trabalhadora doméstica, que mora com a filha no condomínio de luxo onde trabalha. A funcionária acaba testemunhando um crime chocante na casa dos patrões e a história reflete questões da sociedade brasileira contemporânea trazendo à tona os resquícios do período colonial e escravista. Segundo a autora, “a literatura tem um papel de questionar” e a obra debate temas atuais, como as ações afirmativas, a ascensão da extrema-direita e a pandemia.

Eliana falou sobre o lado difícil da escrita contemporânea e ressaltou que o desafio é processar acontecimentos recentes e conseguir “tirar daquele lugar da banalização determinadas coisas que não devem ser normalizadas, violências e práticas ainda arcaicas”. Ela explicou a importância da arte apontar diferentes possibilidades e mudar o pensamento das pessoas e disse que este é o “momento da arte brasileira olhar para trás e para o presente identificando quais as pegadas que a gente ainda tem de um passado que queremos ultrapassar”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF