De volta 'pra' casa

A guerra está se prolongando em excesso, diz Cristina Pecequilo

A professora de Relações Internacionais da Unifesp disse que término depende de países europeus


07/06/2022 17h17

Ouça a entrevista com Cristina Pecequilo:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (06), Alexandre Machado conversou com a cientista política Cristina Pecequilo, professora de Relações Internacionais da Unifesp, sobre a guerra da Ucrânia.

A especialista disse que, depois de ultrapassar a marca dos 100 dias, “a sensação é de cansaço e de expectativa de que alguma coisa diferente possa acontecer e encaminhar para um lado positivo”. Porém, ela acredita que os conflitos serão prolongados porque as partes não conseguem fechar um acordo.

Cristina pontuou que “é difícil fazer uma projeção” sobre quanto tempo o conflito ainda durará, pois o término depende da capacidade de resiliência dos países europeus, principalmente no inverno, considerando que os preços dos alimentos e da energia estão muito altos. A professora explicou que existem três lados nessa guerra: o da Rússia, o da Ucrânia e o dos países da União Europeia. Se depender dos americanos, os europeus não devem recuar, mas ela acredita que eles não vão aguentar muito tempo.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF