De volta 'pra' casa

Beatriz Rey comenta orçamento secreto e diz que Bolsonaro está desesperado pela reeleição

A cientista política analisou a postura de deputados e senadores e elogiou nota dos EUA em defesa do sistema eleitoral brasileiro


21/07/2022 17h51

Ouça a entrevista com Beatriz Rey:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta quarta-feira (20), Alexandre Machado conversou com a cientista política Beatriz Rey, pesquisadora visitante da Universidade Johns Hopkins, sobre o orçamento secreto e os ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas.

“O orçamento secreto amarrou os deputados e os senadores” afirmou ela, explicando que, na votação da PEC Kamikaze, por exemplo, o aval que Bolsonaro recebeu do Congresso para gastar verba pública com fins eleitoreiros desrespeita o arcabouço legal e fiscal do país e que as emendas de relator “trazem esse nível de distorção para dentro da arena legislativa. A gente vai ter que lidar num futuro próximo com consequências que são extremamente preocupantes”. Para a cientista política, o presidente está desesperado para continuar no poder, pois tem medo de ser preso pelos crimes que cometeu.

Depois de Bolsonaro questionar a efetividade das urnas eletrônicas em reunião com representantes internacionais, a embaixada americana emitiu uma nota dizendo que as eleições no Brasil são um modelo para o mundo. Sobre a postura dos Estados Unidos, Beatriz disse que “tem um peso muito importante no cenário doméstico nacional”. Segundo ela, a administração do presidente Joe Biden tem uma preocupação grande em preservar a democracia do país, isso explica as vezes em que eles se manifestaram para defender o sistema eleitoral brasileiro.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF