De volta 'pra' casa

Maior preocupação em relação à varíola dos macacos é ausência de vacina, diz infectologista

Rosana Richtmann disse que, apesar dos sintomas serem prolongados, capacidade de contágio da monkeypox é menor do que da Covid-19


26/07/2022 15h40

Ouça a entrevista com Rosana Richtmann:


O número de casos de varíola dos macacos aumentou ao redor do mundo e a Organização Mundial da Saúde classificou a doença como uma emergência sanitária global. No De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (25), Gilson Monteiro conversou com a médica Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas e membro do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Infectologia, sobre o assunto.

A especialista falou sobre as formas de contágio da monkeypox, que, diferente do Covid-19, não se propaga pelo ar, mas sim pelo contato direto com a pele de outro infectado. Ela explicou que “a dinâmica e o risco de disseminação é bem menor. Outro aspecto diferente é a gravidade da doença, aqui estamos falando de uma enfermidade desagradável”, além dos sintomas serem prolongados por até quatro semanas.

Rosana explicou que a maior preocupação é a ausência de uma vacina específica contra o vírus. Porém, ela ressaltou que nem todos devem receber o imunizante e pontuou que “a ideia da vacinação seria muito mais para grupos específicos de maior risco tanto de se infectar, quanto de ter doenças mais graves”, como crianças, gestantes e pacientes com a imunidade prejudicada.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças