De volta 'pra' casa

Para Carlos Melo, é um erro tratar corrupção como problema principal e economia é questão fundamental

O cientista político comentou a postura dos candidatos no primeiro debate presidencial


02/09/2022 16h00

Ouça a entrevista com Carlos Melo:


No De Volta ‘Pra’ Casa da última quinta-feira (01), Alexandre Machado conversou com o cientista político e professor do Insper Carlos Melo sobre o atual cenário eleitoral do Brasil.

Melo falou sobre a postura dos candidatos no primeiro debate presidencial, transmitido por um pool de veículos de imprensa integrado pela TV Cultura. Para ele, “a questão da corrupção não é uma questão menor, mas parece absolutamente um erro transformá-la na questão principal”, isso porque o Brasil está passando por um momento de crise, com 33 milhões de pessoas em estado de pobreza absoluta. “A estratégia dos candidatos é tentar levar o debate para a questão da moral, [...] é uma estratégia de quem não quer discutir a economia, que é fundamental”, pontuou.

Segundo o cientista político, a eleição ainda não está definida. Ele acredita que o resultado será apertado e considera mais provável uma decisão no segundo turno. O professor do Insper também comentou as falsas expectativas que o congelamento de preços traz aos cidadãos e revelou que teme que “a euforia vire uma grande decepção no ano seguinte à eleição, independentemente de quem ganhar”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças