Para Carlos Melo, é um erro tratar corrupção como problema principal e economia é questão fundamental
O cientista político comentou a postura dos candidatos no primeiro debate presidencial
02/09/2022 16h00
Ouça a entrevista com Carlos Melo:
No De Volta ‘Pra’ Casa da última quinta-feira (01), Alexandre Machado conversou com o cientista político e professor do Insper Carlos Melo sobre o atual cenário eleitoral do Brasil.
Melo falou sobre a postura dos candidatos no primeiro debate presidencial, transmitido por um pool de veículos de imprensa integrado pela TV Cultura. Para ele, “a questão da corrupção não é uma questão menor, mas parece absolutamente um erro transformá-la na questão principal”, isso porque o Brasil está passando por um momento de crise, com 33 milhões de pessoas em estado de pobreza absoluta. “A estratégia dos candidatos é tentar levar o debate para a questão da moral, [...] é uma estratégia de quem não quer discutir a economia, que é fundamental”, pontuou.
Segundo o cientista político, a eleição ainda não está definida. Ele acredita que o resultado será apertado e considera mais provável uma decisão no segundo turno. O professor do Insper também comentou as falsas expectativas que o congelamento de preços traz aos cidadãos e revelou que teme que “a euforia vire uma grande decepção no ano seguinte à eleição, independentemente de quem ganhar”.
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS