De volta 'pra' casa

Cônsul-geral da Alemanha em SP fala sobre celebração dos 200 anos da imigração alemã

Evento sediado no Museu da Imigração une gastronomia e arte para aproximar visitantes da cultura do país europeu


29/05/2024 19h21

Ouça a entrevista completa:


O De Volta pra Casa conversou, nesta quarta-feira (29), com a cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, sobre a festa “Alemanha no Brasil – 200 Anos de Imigração”. Organizado em parceria com o Museu da Imigração, o evento aproxima os visitantes da cultura tradicional e contemporânea alemã para celebrar o bicentenário da vinda dos imigrantes ao Brasil.

Entre os séculos XIX e XX, aproximadamente 300 mil alemães chegaram ao território brasileiro em busca de trabalho. Apesar da distância histórica em relação aos dias atuais, o fluxo migratório continua intenso: no ano passado, foram emitidos mais de 3 mil vistos para a Alemanha, além de mais de 8 mil pedidos de cidadania. “Alemanha e Brasil seguem unidos. No último ano, tivemos um número recorde de delegações de ministros alemães em território brasileiro. Temos cooperações em muitas áreas e ainda tem muitos descendentes, principalmente no sul do país, que falam alemão”, contou Martina.

Durante o sábado (1º), a programação será dividida entre o auditório e o palco montado no jardim do museu, que receberá apresentações de dança e música, além de contação de histórias. “No auditório, teremos uma palestra sobre a imigração alemã em São Paulo com a professora Silvia Siriani e, em seguida, um bate-papo sobre genealogia e cidadania. As apresentações responderão as perguntas do público sobre como adquirir cidadania ou trabalhar e estudar na Alemanha”, detalhou a cônsul.

Serviço:

“Alemanha no Brasil – 200 Anos de Imigração”

1º de junho (sábado), das 10h às 18h

Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca)

Entrada gratuita

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças