Ouça a entrevista completa:
O De Volta pra Casa conversou, nesta quarta-feira (29), com a cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Martina Hackelberg, sobre a festa “Alemanha no Brasil – 200 Anos de Imigração”. Organizado em parceria com o Museu da Imigração, o evento aproxima os visitantes da cultura tradicional e contemporânea alemã para celebrar o bicentenário da vinda dos imigrantes ao Brasil.
Entre os séculos XIX e XX, aproximadamente 300 mil alemães chegaram ao território brasileiro em busca de trabalho. Apesar da distância histórica em relação aos dias atuais, o fluxo migratório continua intenso: no ano passado, foram emitidos mais de 3 mil vistos para a Alemanha, além de mais de 8 mil pedidos de cidadania. “Alemanha e Brasil seguem unidos. No último ano, tivemos um número recorde de delegações de ministros alemães em território brasileiro. Temos cooperações em muitas áreas e ainda tem muitos descendentes, principalmente no sul do país, que falam alemão”, contou Martina.
Durante o sábado (1º), a programação será dividida entre o auditório e o palco montado no jardim do museu, que receberá apresentações de dança e música, além de contação de histórias. “No auditório, teremos uma palestra sobre a imigração alemã em São Paulo com a professora Silvia Siriani e, em seguida, um bate-papo sobre genealogia e cidadania. As apresentações responderão as perguntas do público sobre como adquirir cidadania ou trabalhar e estudar na Alemanha”, detalhou a cônsul.
Serviço:
“Alemanha no Brasil – 200 Anos de Imigração”
1º de junho (sábado), das 10h às 18h
Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca)
Entrada gratuita
REDES SOCIAIS