O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (26) sete marcas de café torrado considerados impróprios para o consumo.
Segundo a pasta, foram detectadas presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido nos produtos.
Leia mais: São Paulo prorroga isenção de IPVA e rodízio para carros elétricos e híbridos
As matérias estranhas são detritos de qualquer natureza, sem relação com o café, tais como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões.
“Já as impurezas são elementos provenientes do cafeeiro como cascas e paus”, explica o ministério.
As apreensões de lotes de cafés impróprios para consumo fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), e tem como objetivo diminuir a ocorrência de fraudes e a promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal.
As marcas de café que tiveram lotes desclassificados são: Conquista, Cooperbac, Fino Sabor Superior, Rio Preto, Pedrosa, Caseiro Mineiro e Café Pioneiro.
O Ministério orienta os consumidores que adquiriram esses produtos a interromper o consumo e solicitar a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias podem ser feitas pelo canal Fala.BR, informando o estabelecimento e o endereço da compra.
Veja a lista completa com os lotes:
REDES SOCIAIS