Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Manuscrito de J. S. Bach


Ouça o Programa Completo:  


A fuga é uma forma musical contrapontística bastante complexa. “Complicada, mas muito interessante”, ressalva o maestro Galindo. Atendendo a perguntas de ouvintes, este programa parte da música polifônica para explicar as especificidades da fuga.

“Ela apresenta primeiramente um tema, em geral simples e fácil de memorizar, que costuma ser chamado de sujeito. Em seguida, esse tema ou sujeito é apresentado pela segunda voz. Mas enquanto a segunda voz apresenta o sujeito, a primeira não fica em silêncio, ela toca um outro tema, que chamamos de contra-sujeito. Sucessivamente, este processo continua em outras vozes”, resume.

Neste programa, obras de Bach, Tchaikovsky, Beethoven, Richard Strauss, Bernstein, Dave Brubeck e Villa-Lobos.

Programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda Segunda-feira, às 23h e reprisado aos Domingos ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.