Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Vista da Alhambra.


Ouça o Programa Completo:  


Desde a Idade Média, a Espanha vem registrando uma riquíssima trajetória musical. “Após a queda do Império Romano, a Península Ibérica foi invadida pelos Visigodos. Convertidos ao Cristianismo, os visigodos desenvolveram um repertório de cantos religiosos tão extenso quanto o canto gregoriano. Mais tarde, sob domínio árabe, os cristãos continuaram seus ritos com melodias fortemente influenciadas pela música dos invasores, e desenvolveram mais uma vez um estilo próprio, distinto do canto gregoriano: o canto moçárabe”, introduz o maestro. “Ao chegar à renascença, duas principais formas musicais se definiram na Espanha: o Romance e o Villancico”, diz.

Nesta audição, um pequeno panorama desse repertório, passando pela Renascença de Tomás Luiz de Victoria, pelo Barroco de Francisco Correa de Arauxo, a Bilbao oitocentista de Juan Crisóstomo Arriaga, pelo piano de Enrique Granados e, finalmente, pelo clássico dos clássicos Manuel de Falla.

Programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda Segunda-feira, às 23h e reprisado aos Domingos ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.