Ouça o Programa Completo:
“Quando se fala em arranjo está implícita a ideia de que o arranjador reescreveu a obra com uma boa dose de liberdade”, resume Galindo. “Por outro lado, quando se fala em transcrição, a ideia é de que essa liberdade toda não existe - ou pelo menos não deveria existir. Ao fazer uma transcrição de uma música, o autor deve respeitar todas as notinhas ali colocadas pelo compositor da obra. O que vai mudar é o meio de expressão da música, ou seja, uma obra para orquestra será transcrita para órgão. A sonoridade vai mudar, mas as notas, e a forma da obra devem ser respeitadas”, explica.
Neste programa, os exemplos são fundamentais. Estão a cargo de Luigi Boccherini, Johann Sebastian Bach, Jaques Offenbach e Pixinguinha. Os arranjos e transcrições são dados por Friedrich Grützmacher, Ferrucio Busoni e Cyro Pereira.
O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS