Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet O professor e compositor Ernest Mahle

Ouça o Programa Completo:


Ernest Mahle nasceu em janeiro de 1929 e aos 22 anos de idade emigrou para o Brasil. “Já havia estudado composição na Alemanha com o compositor Johann Nepomuk David, na Escola Superior de Músca de Stuttgart. Aqui prosseguiu seus estudos no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e nos cursos livres de música da Pró-Arte”, conta João Maurício Galindo.
De volta à Europa para mais uma temporada de estudos, teve a oportunidade de estudar com alguns dos maiores mestres da composição do século 20, como o francês Olivier Messiaen e austríaco Ernest Krenek.
“Mahle a essa altura, possuía um solidíssimo preparo técnico na arte da composição musical, de profunda raiz europeia. De volta ao Brasil, iria acrescentar ao seu metier o ingrediente que faltava: uma boa coleção de elementos musicais tipicamente brasileiros. Estava formado este compositor que viria produzir uma obra muito grande, variada e de altíssima qualidade”, diz o maestro.
Nesta audição em homenagem ao compositor Mahle, que também tem papel decisivo na educação musical, vamos ouvir o Concertino para viola (1978), o Divertimento Hexatonal (1983), a Valsa da Preguiça, de As Melodias da Cecília (2020), entre outras peças representativas de sua produção.
“Do alto de seus 93 anos, que receba nossa homenagem”, conclui Galindo.

O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.