Ouça o Programa Completo:
“Em muitos livros de divulgação da assim chamada música erudita, lemos que o compositor austríaco Joseph Haydn é considerado o pai do quarteto de cordas. Isso merece uma explicação. Haydn realmente levou este gênero musical a um nível de excelência artística. Contudo, não foi ele o criador do gênero”, diz o maestro. “Existem muitos exemplos de composições para quarteto de cordas já no final do período barroco, ou seja, antes que Haydn despontasse como compositor. Mas foi Haydn quem deu o acabamento final ao esse gênero, que passou a ser copiado por outros compositores importantes”, completa.
Mas nesta edição, o destaque vai para a produção e interpretação dos quartetos no Brasil. Dois quartetos são o foco: o Quarteto Aureus, de São Paulo, que interpreta, de Alberto Nepomuceno, o Quarteto n. 1. E o Quarteto Bessler-Reis, do Rio de Janeiro, com sua versão para a Sonata para Cordas, de Carlos Gomes.
O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS