Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet o Gamelão, conjunto tradicional da ilha de Java

Ouça o Programa Completo:


“No final do século 19, o romantismo musical já mostrava sinais de desgaste. Embora muitos compositores de grande estatura tenham se mantido fiéis a ele até o começo do século 20. Alguns outros procuravam por novas alternativas, na forma musical e na sonoridade”, introduz o maestro Galindo.

Entre estes compositores, estavam o francês Claude Debussy (que se encantou e se inspirou no som do Gamelão, por exemplo), o inglês Gustav Holst (que se interessou pela música da Argélia) e o dinamarquês Carl Nielsen (que também flertou com a música oriental, em especial na música de cena para a peça “Aladdin”).

Nesta audição, “Estampes”, de Debussy, a Suíte Oriental, de Holst e fragmentos da Suíte Aladdin, de Nielsen.

O programa Encontro com Maestro, com apresentação do Maestro João Maurício Galindo, vai ao ar toda segunda-feira, às 23h e Domingo ás 10h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.