Viagem no tempo: a virada de ano em outras épocas
Do século 18 à primeira metade do século 21, compositores celebram o novo ano
30/12/2024 23h59
Ouça o programa completo:
O dia primeiro de janeiro de 1726 é o ponto de partida para esta viagem. Nesta data, foram entoadas as palavras: “Senhor Deus, nós te louvamos”. Johann Sebastian Bach escreveu mais de 200 cantatas para os serviços religiosos da igreja luterana. “Muitas delas foram compostas para dias específicos do calendário litúrgico, sendo que cinco foram escritas especificamente para serem tocadas no primeiro dia do ano, como a cantata catalogada com o número 16”.
A segunda parada é 1873, ano em que Franz Liszt estreava seu monumental “Oratório Christus”, trabalho que levou quatro anos para ser concluído. Entre as duas cenas selecionadas para o programa, estão aquela que se passa no ambiente dos pastores e a da marcha dos pastores.
“O tema dos Reis Magos é carregado de mistério e fascina muita gente. Quem eram? De onde vieram? Por que vieram?”, pergunta o maestro. O tema, inspirou a “Canção da estrela” do compositor sueco Hilding Rosenberg. A última parada também diz respeito à Epifania. O maestro selecionou a “Canção dos Três Reis Magos”, de Max Bruch.
REDES SOCIAIS