Você conhece Zé Kéti? Um dos principais nomes da história do samba carioca que completaria hoje 100 anos
José Flores de Jesus nasceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1921
16/09/2021 12h30
Compositor que é considerado por Eduardo Gudin como um dos cinco principais nomes da história do samba carioca, ao lado de Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho e Cartola.
José Flores de Jesus nasceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1921, sendo neto e filho de músicos. O avô era flautista, pianista e companheiro de Pixinguinha: João Dionísio Santana. O pai tocava cavaquinho: Josué Vale de Jesus. O menino José Flores logo se interessou por música e como era um garoto bem comportado, ganhou o apelido de Zé Quietinho. Do apelido nasceu seu nome artístico, que foi escrito de várias formas em capas de discos, créditos de filmes, cartazes de shows e programas de teatro: Zé Kéti, Zé Ketti e Zé Ketty, sempre com K e muita variação em relação à acentuação.
A música do portelense Zé Kéti serviu como luva para vários propósitos artísticos no teatro, na televisão e no cinema. Nelson Pereira dos Santos incluiu sambas seus nos filmes “Rio, 40 graus” e “Rio, zona norte”, ainda na década de 50. No espetáculo “Opinião”, de Augusto Boal produzido em 1964, Zé Kéti atuava ao lado de Nara Leão e João do Valle interpretando sambas sociais de sua autoria, entre eles “Diz que fui por ai”, “Acender as velas” e “Opinião”.
Zé Kéti também divulgou novos compositores ao mundo disco, entre eles Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho, Oscar Bigode e Zé Cruz, que sob sua liderança formaram o conjunto A voz do morro. O artista faleu aos 78 anos de idade, em 14 de novembro de 1999.
REDES SOCIAIS