Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Compositor que é considerado por Eduardo Gudin como um dos cinco principais nomes da história do samba carioca, ao lado de Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho e Cartola.

José Flores de Jesus nasceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1921, sendo neto e filho de músicos. O avô era flautista, pianista e companheiro de Pixinguinha: João Dionísio Santana. O pai tocava cavaquinho: Josué Vale de Jesus. O menino José Flores logo se interessou por música e como era um garoto bem comportado, ganhou o apelido de Zé Quietinho. Do apelido nasceu seu nome artístico, que foi escrito de várias formas em capas de discos, créditos de filmes, cartazes de shows e programas de teatro: Zé Kéti, Zé Ketti e Zé Ketty, sempre com K e muita variação em relação à acentuação.

A música do portelense Zé Kéti serviu como luva para vários propósitos artísticos no teatro, na televisão e no cinema. Nelson Pereira dos Santos incluiu sambas seus nos filmes “Rio, 40 graus” e “Rio, zona norte”, ainda na década de 50. No espetáculo “Opinião”, de Augusto Boal produzido em 1964, Zé Kéti atuava ao lado de Nara Leão e João do Valle interpretando sambas sociais de sua autoria, entre eles “Diz que fui por ai”, “Acender as velas” e “Opinião”.

Zé Kéti também divulgou novos compositores ao mundo disco, entre eles Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Nescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho, Oscar Bigode e Zé Cruz, que sob sua liderança formaram o conjunto A voz do morro. O artista faleu aos 78 anos de idade, em 14 de novembro de 1999.