Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet

No dia 5 de março se comemoram duas datas importantes para a música clássica brasileira, o nascimento do compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista Heitor Villa-Lobos, nascido no ano de 1887 e o dia nacional da música clássica que homenageia o nascimento do compositor.

A proposta de um Dia Nacional da Música Clássica surgiu no segundo semestre de 2005, quando a empresa VivaMúsica! lançou consulta nacional dirigida a profissionais atuantes do setor.

A ideia era escolher a data mais adequada para celebrar os clássicos no Brasil, até então inexistente.

Foram propostos os nascimentos dos compositores José Maurício Nunes Garcia (22 de setembro), Antônio Carlos Gomes (11 de julho) e Heitor Villa-Lobos (5 de março).

Inicialmente realizada por e-mail junto a profissionais, a campanha ganhou apoio das rádios Cultura FM (São Paulo) e MEC FM (Rio de Janeiro), envolvendo ouvintes das emissoras e espalhando urnas em diversas salas de concerto.

Villa-Lobos venceu a enquete, tornando-se, a partir de 2006, o patrono da música clássica do Brasil. Em 2009, foi decretada esta celebração nacional.

Fonte:https://vivamusica.com.br/acoes/dia-da-musica-classica/