Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet “O homem amarelo”, detalhe da pintura de Anita Malfatti (1915)

Ouça o Programa Completo:


A Cultura FM celebra o centenário da Semana de Arte Moderna com um programa de caráter documental. Os protagonistas de 22, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Anita Malfatti e Heitor Villa-Lobos conduzem a narrativa, construída a partir de notícias publicadas nos jornais da época. Os Modernistas vistos por eles mesmos por meio de memórias e entrevistas recriadas. O nascimento do movimento, o “futurismo”, a preparação e a explosão da Semana sob o olhar contemporâneo.

Com:
Arrigo Barnabé – Oswaldo de Andrade
Pascoal da Conceição – Mário de Andrade
Francisco Carvalho – Menotti del Picchia
Lilian de Lima – Anita Malfatti
Atílio Bari – Villa-Lobos

Participações:
Fernando Uzeda, Alexandre Machado, Gabriel Saraiva, Adriana Braga, Ligiana Costa, Gil Bergstein, Max Gosslar, Julio de Paula e Samuel de Jesus.

Porque tudo isso que se faria, mesmo sem o Movimento Modernista, seria pura e simplesmente… o movimento modernista.
(Mário de Andrade)

Programa idealizado e produzido por Julio de Paula, tendo como fontes principais: “22 por 22 – A Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos”, organizado por Maria Eugênia Boaventura (Edusp 2008). "Ver - Anita Malfati", com pesquisa e texto de Mayra Laudanna (IEB/USP), “1922 – A Semana que não terminou”, de Marcos Augusto Gonçalves (Companhia das Letras, 2012), “Mário de Andrade – Poesias completas” (Villa Rica, 1993) e “Luis Aranha – Poemas” (Brasiliense, 1984).
As peças musicais citadas neste programa integram os três festivais da Semana de Arte Moderna e foram editadas no box “Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna” (Selo SESC, 2022), em projeto de Claudia Toni, Flávia Camargo Toni e Camila Fresca. A íntegra do material (texto e música) está disponíveis no Sesc Digital .

Programa transmitido originalmente em 25 de janeiro de 2022.