Estação Cultura

A música do chileno Newen Tahiel (Carlos Maza)

João Marcos Coelho destaca dois prelúdios do compositor e multi-instrumentista mapuche


02/10/2020 13h24

Ouça a Coluna de João Marcos Coelho


Carlos Maza nasceu em Lautaro, no Chile, em 1974. Descendente dos índios mapuches, há pouco tempo, depois dos 40 anos, Maza decidiu adotar seu nome indígena, Newen Tahiel.

Compositor, pianista, violonista, flautista e percussionista, Tahiel compôs, para piano solo, vinte e quatro prelúdios mapuches em todas as tonalidades (assim como em “O Cravo bem temperado” de Bach), mas, em sua criação, cada prelúdio foi escrito a partir de uma inspiração ou de uma história ligada às culturas dos povos latino-americanos. É um imenso painel da danças e gêneros de canções populares típicos da américa latina. Do Brasil, por exemplo, há três prelúdios: maracatu, samba e bossa nova.

Dos 24 Prelúdios mapuches escritos por Newen Tahiel, João Marcos Coelho escolheu dois para a sua coluna musical: o Prelúdio n. 15, inspirado no Joropo venezuelano e o Prelúdio n. 7, livremente inspirado na Cueca chilena.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF