Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Divulgação: Mostra Internacional de Cinema de São Paulo Cartaz do filme New Order ( Nova Ordem), que abre a programação da Mostra

Ouça a Entrevista com Renata de Almeida


A exibição do longa-metragem ‘Nova Ordem’, do mexicano Michel Franco, dá início à 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nesta quinta (22), às 19h30, no Belas Artes Drive-In. O público terá acesso à cerimônia, com apresentação de Renata de Almeida e Serginho Groisman, pela plataforma Mostra Play.

Adaptar a programação de quase 200 filmes de 71 países para o formato majoritariamente virtual foi o grande desafio para a diretora Renata de Almeida. Segundo ela, era necessário dispor de uma plataforma de exibição confiável para os produtores internacionais e, ao mesmo tempo, que desse visibilidade aos patrocinadores da mostra, já em número reduzido por causa da pandemia. Mas a diretora também aponta vantagens no formato on-line: “é a primeira vez que a programação integral da mostra poderá ser vista em qualquer lugar do Brasil”, ressalta.

Títulos vencedores de importantes festivais de cinema fazem parte da programação. Além de ‘Nova Ordem’, ganhador do Grande Prêmio do Júri em Veneza, Renata de Almeida cita ‘Não há mal algum’, do iraniano Mohammad Rasoulof, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim. O filme aborda a pena de morte e questiona até que ponto a liberdade individual pode ser expressa sob um regime tirânico e suas ameaças.

A pandemia do novo coronavírus também é abordada em títulos da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, como ‘Coronation’. O filme de Ai Weiwei examina o controle político do Estado chinês desde que o primeiro caso da doença foi registrado na província de Wuhan até o último dia de lockdown.

Além das exibições na plataforma Mostra Play, haverá sessões no Belas Artes Drive-In e no Cinesesc Drive-In (unidade Sesc Dom Pedro II).

Veja também: Galeria Lume abre mostra inédita de Osvaldo Gaia

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.