Estação Cultura

Educativo FLIP pede ajuda em crowndfunding

Campanha de financiamento coletivo visa arrecadar recursos para manter ações de incentivo à leitura e acesso a livros em Paraty


22/10/2020 13h12

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


O Educativo FLIP, pilar permanente da Festa Literária Internacional de Paraty, está na reta final da campanha de financiamento coletivo para dar continuidade ao projeto e manter a programação até março de 2021. As doações podem ser feitas até 28 de outubro no site Benfeitoria. Criado na primeira edição da Festa Literária Internacional de Paraty, em 2003, o programa educativo visa formar leitores e democratizar o acesso ao livro.

Ações como mediação de leitura, formação de acervos e apoio pedagógico a escolas da rede pública na cidade fluminense estão dependendo da campanha de financiamento coletivo criada pelo Educativo FLIP. Desde o mês de março, com o início da pandemia, o programa dirigido por Belita Cermelli distribuiu 11 mil livros às comunidades locais, além de cestas básicas e kits de higiene. Com as crianças fora da escola, a solução foi levar histórias até elas. Mas faltam recursos para assegurar a manutenção do projeto, que inclui a programação da Flipinha (para crianças), da Flipzona (para adolescentes) e a Biblioteca Comunitária Casa Azul.

Por causa da pandemia, a Festa Literária Internacional de Paraty foi adiada para o mês de dezembro (de 3 a 6), em formato virtual e sem autor homenageado. As ações da Flipinha, também on-line, começam um pouco antes, em 24 de novembro. Educadores da região foram convidados para compor o comitê curatorial que está definindo a programação para crianças e adolescentes.

A campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria tem três metas de arrecadação e é na modalidade tudo ou nada.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF