Estação Cultura

Festival de música celebra religiões afro-brasileiras

Programação on-line marca a entrada da Marcha dos Orixás no calendário paulistano, anualmente no mês de novembro; shows começam nesta quinta (19) nos canais oficiais do festival


19/11/2020 11h18

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


A musicalidade oriunda dos terreiros de umbanda e de candomblé poderá ser vista em uma programação on-line a partir desta quinta (19) até sábado (21), no Festival Marcha dos Orixás. Todos os artistas convidados seguem as religiões de matriz africana, como Toninho Geraes, DJ DanDan, Eduardo Brechó e banda Aláfia.

O festival marca a entrada da Marcha dos Orixás no calendário oficial da cidade de São Paulo, que anualmente irá homenagear as divindades religiosas de matriz africana no mês de novembro. O objetivo é fortalecer a cultura dos orixás por meio da música, promovendo o respeito e combatendo a intolerância religiosa.

O DJ Eduardo Brechó, integrante do grupo Aláfia, que em iorubá significa “caminhos abertos”, considera São Paulo um importante polo das tradições e da religiosidade afro-brasileira. E celebra a inclusão da Marcha dos Orixás no calendário oficial da cidade. “O Aláfia tem tudo a ver com a proposta, formamos o grupo num terreiro de candomblé e temos em nossa música um viés urbano partindo dos orixás”, afirma. Já o DJ DanDan, que cresceu vendo a avó preparando as comidas de santo, considera a marcha “mais um passo importante no fortalecimento das religiões de matriz africana”.

A programação pode ser acompanhada nas redes sociais e no youtube do Festival Marcha dos Orixás.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF