Estação Cultura

Terça aberta na quarentena mostra duas novas criações

Projeto on-line da Cia Fragmento de Dança exibe trabalhos de Ramilla Souza e de Tayna Ibanez, criados durante a pandemia


23/11/2020 16h36

Ouça a matéria completa do programa Estação Cultura:

O projeto Terça aberta na quarentena, da Cia Fragmento de Dança, apresenta duas novas criações realizadas durante a pandemia: Big Bang ou A grande expansão, com a atriz e dramaturga Ramilla Souza, e A primeira palavra que vier à sua cabeça, da bailarina, atriz e musicista Tayná Ibanez. Após as apresentações ao vivo on-line nesta terça (24), às 19h, haverá um bate-papo sobre os processos de criação das obras, com mediação de Vanessa Macedo, da Cia Fragmento de Dança, e de Janaína Leite, do Grupo XIX de Teatro.

Em Big Bang ou A grande expansão, Ramilla Souza aborda temas como criação e destruição, pulsão de vida e morte a partir de suas grandes explosões: o Big Bang – teoria científica sobre o surgimento do universo – e a bomba atômica. A autora traz à cena questões como espiritualidade, família, ancestralidade, além de elementos da própria biografia. Já a coreógrafa, atriz e musicista Tayna Ibanez olhou para as sensações e reações provocadas durante a pandemia para criar a coreografia A primeira palavra que vier na sua cabeça. Ela entra no imaginário individual e coletivo e traz corpo às sensações e palavras que nos atravessam nesse período.

Os dois trabalhos fazem parte do Autodepoimento na cena, da Cia Fragmento de Dança, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF