Estação Cultura

Christiane Karg canta Gustav Mahler

No recém lançado “Erinnerung” a soprano alemã canta acompanhada por gravações do compositor em piano rolls


26/11/2020 17h28

Saiba mais sobre o álbum “Erinnerung” na coluna de João Marcos Coelho para o Estação Cultura:

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca o novo disco, “Erinnerung – Gustav Mahler: Lieder” lançado recentemente, pela soprano alemã Christiane Karg.

No disco, Karg interpreta dezenove canções de Mahler, sendo que em duas delas, “Das himmlische Leben” (“A vida celestial”), da coletânea “A trompa maravilhosa do menino” e “Ich ging mit lust” (“Caminhava satisfeito por uma floresta verde”), a soprano é acompanhada pelo próprio compositor ao piano.

As gravações foram feitas em paper rolls (rolos de papel) que eram perfurados quando o pianista tocava. Depois estes rolos eram colocados no interior de pianos de armário com manivelas, que quando giradas, apertavam as teclas tal como o pianista o fizera na perfuração original.

Estes tipos de gravações fizeram muito sucesso nas primeiras duas décadas do século 20 e em novembro de 1905, em Leipzig, a Welte Mignon, uma das companhias especializadas em paper rolls, gravou o piano de Gustav Mahler tocando algumas reduções de seus lieder e pelo menos um de seus movimentos sinfônicos.

Além do acompanhamento de Mahler, nas outras canções que compõe o álbum, Christiane Karg é acompanhada por Malcolm Martineau.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”. Com apresentação de Teca Lima, o "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF