Estação Cultura

Teatro Sérgio Cardoso exibe montagem de O Guarani

Produção da Cia Ópera São Paulo comemora 150 anos da estreia da obra de Carlos Gomes; transmissão gratuita será pela plataforma #CulturaEmCasa nesta sexta (27), às 21h


26/11/2020 12h17

Saiba mais sobre a comemoração feita pela Cia Opéra São Paulo dos 150 anos da obra "O guarani" 

A série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos, na qual artistas sobem ao palco sem plateia, apresenta nesta sexta (27), O Guarani, de Antônio Carlos Gomes. Gravada em outubro, a produção comemora os 150 anos da estreia da ópera no Teatro Alla Scala de Milão, na Itália.

A montagem é resultado da edição 2020 do Concurso de Canto Maria Callas, realizado pela Cia Ópera São Paulo com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Associação Amigos da Arte, responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso. A seleção de cantores foi feita de forma remota, e o projeto de apresentações acabou sendo reformulado, dando lugar a uma encenação virtual, com elenco reduzido e sem orquestra.

Baseado no livro de José de Alencar, O Guarani tem como herói o índio Pery, e revela aspectos importantes da cultura brasileira da época. Segundo Paulo Ésper, diretor da Cia Ópera São Paulo, a obra projetou o nome de Carlos Gomes na Europa e trouxe reconhecimento à produção operística brasileira no século XIX. “O Guarani segue sendo o ápice da ópera na América Latina, e Carlos Gomes o principal compositor de ópera das Américas”, resume.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF