Estação Cultura

Livro revela intrigas e disputas na criação do Aurélio

Por trás das palavras, do jornalista Cezar Motta, traz detalhes da produção do dicionário que se tornou o maior fenômeno editorial brasileiro e foi parar no Supremo Tribunal Federal


30/11/2020 13h17

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


O dicionário Aurélio, o maior best seller do mercado editorial brasileiro, é o personagem do título que acaba de ser lançado pela Editora Máquina de Livros. Em Por trás das palavras, o jornalista Cezar Motta revela as intrigas e disputas que marcaram a criação do dicionário, publicado em 1975 pela Nova Fronteira.

A produção da mais ambiciosa obra de referência do país teve traições, conflitos, cobiça e disputas de coautoria que foram parar no Supremo Tribunal Federal, 40 anos depois do lançamento do Aurélio. De um lado, o filólogo, professor e escritor Aurélio Buarque de Holanda; do outro o jornalista Joaquim Campelo: os dois principais personagens dessa história. Cezar Motta narra em detalhes a incansável busca por recursos para financiar o projeto e, mais tarde, a acirrada disputa pelos milhões gerados nas vendas.

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, o Aurélio modernizou o português falado no Brasil, inserindo palavras que surgiam nas décadas de 1960 e 1970, fruto de mudanças tecnológicas e comportamentais. O advogado gaúcho Getúlio Lucas de Abreu (69), tem um exemplar da primeira edição do dicionário, onde até hoje encontra uma forma completa de pesquisa. O curador de conhecimento Antônio Carlos Toze (51), é outro que mantém o hábito adquirido desde a infância de consultar o “livro que teria o significado de todas as palavras”.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças