Estação Cultura

O novo álbum de Frank Peter Zimmermann

No repertório do disco obras de Bohuslav Martinu e Béla Bartók


09/12/2020 15h51

Ouça a coluna completa de João Marcos Coelho para o programa Estação Cultura:


Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca o novo álbum do violinista alemão Frank Peter Zimmermann, lançado no final de novembro pela gravadora sueca BIS e disponível nas plataformas de streaming.

No disco, Zimmermann toca os Concertos nºs 1 e 2 para violino do compositor tcheco, Bohuslav Martinu e a Sonata para violino solo do húngaro, Béla Bartók. Nos concertos, o violinista é acompanhado pela Orquestra de Bamberg, sob a regência de Jakub Hrusa.

As três obras que compõe o disco são da primeira metade do século XX. O primeiro concerto para violino de Martinu data de 1920 e o segundo é contemporâneo da sonata para violino solo de Bartók. A peça de Martinu foi escrita em 1943, mas permaneceu inédita até 1973, enquanto a Sonata de Bartók foi composta em 1944 e é a última obra do compositor, que morreu no ano seguinte, em Nova York.

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca o segundo movimento, Andante, do Concerto nº 1 para violino e orquestra de Martinu e também o segundo movimento, Fuga: Risoluto, non tropo vivo da Sonata para violino solo de Béla Bartók.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”. Com apresentação de Teca Lima, o "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF