Estação Cultura

Orquestras de Guarulhos anunciam Temporada 2021

A Gru Sinfônica e a Orquestra Jovem Municipal, mantidas pela Prefeitura de Guarulhos, farão quatro séries de concertos e um festival de ópera em 2021; temporada inclui a estreia de obras dedicadas ao município e uma encomenda a Sérgio Molina


15/12/2020 10h53

Ouça a reportagem de Cirley Ribeiro


A Temporada 2021 das orquestras de Guarulhos está organizada em torno de quatro séries temáticas. A série Grandes Mestres cria aproximações com a música barroca e promove mergulhos em obras de compositores como Copland, Brahms, Schubert, Saint- Saëns, Ravel e Mahler. A série Fronteiras mistura a sonoridade da orquestra com outras linguagens, como o jazz e o circo. A série No Mundo da Ópera inclui a realização do Festival de Ópera de Guarulhos, a apresentação da ópera Turco na Itália, de Rossini, a 1ª audição nacional de Rusalka, de Dvořák, a Gala Lírica em homenagem a Verdi e a reapresentação de O Cônsul, de Gian Carlo Menotti. Já a série Novos Talentos e Descobertas prevê a realização de concursos de cordas e piano, e ainda a primeira audição mundial de obra de Sérgio Molina e a estreia de peças encomendadas a quatro compositores sobre a cidade de Guarulhos.

A Prefeitura Municipal destinou um orçamento de R$ 5 milhões para a Temporada 2021 e para os projetos educacionais relacionados à Gru Sinfônica e à Orquestra Jovem, como Orquestra no Bairro, Falando de Música e Papo de Plateia. As transmissões digitais continuarão no próximo ano, mas há concertos previstos para o Teatro Adamastor, em Guarulhos, de acordo com as regras sanitárias para a prevenção à Covid-19. Toda a programação é gratuita.

O programa "Estação Cultura", apresentado por Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF