Estação Cultura

Celebrando Jordí Savall

João Marcos Coelho dá início as homenagens ao músico catalão, que completa 80 anos em agosto


13/01/2021 14h37

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


Nascido em Igualada, na província de Barcelona, na Catalunha, na Espanha, em 1º de agosto de 1941, o gambista e regente Jordí Savall completa neste ano, 2021, 80 anos.

Sua especialidade é a música antiga (medieval, renascentista e barroca), mas ele também passeia pelo repertório clássico e romântico. Intérprete da viola da Gamba, formou os grupos, Hespèrion XX em 1974 (que desde o início dos anos 2000 passou a se chamar Hespèrion XXI), La Capella Reial de Catalunya (em 1987) e Le Concert des Nations (em 1989). Savall também fundou a sua própria gravadora, Alia Vox, em 1998.

João Marcos Coelho promete voltar a celebrar os 80 anos de Jordí Savall em suas colunas musicais diárias do “Estação Cultura”. Nesta primeira homenagem, entre as várias realizações do músico catalão, ele destaca a gravação da tragédia lírica “Alcione” de Marin Marais, realizada em 2017, na Òpera Comique de Paris e lançada em CD pela Alia Vox. Mas, o registro que Coelho apresenta é um pouco posterior, trata-se de uma suíte com números instrumentais de “Alcione”, gravada durante um concerto em julho de 2018 em Tblisi, capital da República da Georgia.

Os trechos da obra são: “Prelúdio do terceiro ato”; “Marcha para os marinheiros”; “Ária dos marinheiros” e Tempestade e Ritornello da “Sinfonia do Sono”. Jordí Savall rege a Sinfonietta Georgiana.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”. Com apresentação de Teca Lima, o "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF