Estação Cultura

A arte particular do violoncelista italiano Antonio Vandini

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca gravações da norte-americana Elinor Frey para a obra de Vandini, que foi parceiro de Vivaldi e Tartini


01/03/2021 16h33

Ouça a coluna completa de João Marcos Coelho:


A violoncelista Elinor Frey, norte-americana radicada no Canadá, vem desenvolvendo uma carreira voltada à música antiga. Fez diversas primeiras gravações mundiais nos álbuns La Voce del Violoncello (2013), Berlin Sonatas (2015), e agora grava sonatas do italiano Antonio Vandini. O álbum intitulado Antonio Vandini Complete Works é um lançamento do selo belga Passacaille. O disco inclui as seis sonatas do compositor para cello e cravo.

Segundo o crítico João Marcos Coelho, “de repente, os violoncelistas descobriram o concerto para cello piccolo de Vandini”. Além do álbum de Elinor Frey, ele cita dois discos lançados nos meses finais de 2020: dos italiano Mario Brunello e Francesco Galligioni.

Parceiro de Giuseppe Tartini e de Vivaldi, Antonio Vandini nasceu em 1691 e morreu em 1778. Ficou conhecido por sua técnica de arco. “Ele foi um dos derradeiros praticantes da técnica de arco em que a mão o empunha por baixo e não por cima, o que resulta numa fluência diferente”, explica João Marcos Coelho.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF