Estação Cultura

USP desenvolve 250 projetos de pesquisa sobre covid-19

Projetos como o sequenciamento do genoma do novo coronavírus, em fevereiro de 2020, mostram resposta rápida dos pesquisadores da universidade no cenário da pandemia


04/03/2021 15h09

Ouça a entrevista completa com o reitor Vahan Agopyan:


A Universidade de São Paulo, que está completando 87 anos em 2021, assumiu protagonismo nos desafios impostos pelo novo coronavírus, desde que a pandemia chegou ao Brasil. Segundo o Reitor Vahan Agopyan, mais de 250 projetos relacionados à covid-19 foram iniciados ou adaptados na universidade. Em entrevista a Teca Lima, o Professor Doutor cita o sequenciamento do genoma viral. Em 48 horas, pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da USP, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e a Universidade de Oxford, conseguiram sequenciar o coronavírus.

As respostas rápidas obtidas em diversas pesquisas foram possíveis graças a recursos doados por empresas e pessoas físicas, por meio da campanha USP Vida. O Reitor cita desde a professora que doou integralmente o salário de um mês até o morador da periferia que desembolsou R$ 50,00, “certamente um valor significativo no orçamento dele”. Para Vahan Agopyan, esse apoio recebido de mais de 3 mil pessoas da comunidade de São Paulo, “é o reconhecimento de que a ciência pode fazer a diferença, e que a pesquisa faz parte das soluções dos problemas da sociedade”.

A USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira, e é reconhecida em um privilegiado ranking como uma das melhores instituições de ensino superior do mundo. São quase 6 mil professores, cerca de 89 mil alunos na graduação e pós-graduação e quase 14 mil funcionários, divididos por oito campi que são verdadeiras cidades em São Paulo, Bauru, Ribeirão Preto, Piracicaba, Pirassununga, Lorena, Santos e São Carlos, com 42 unidades de ensino e pesquisa. Somam-se ainda 4 museus, 48 bibliotecas, 5 hospitais e 6 institutos especializados.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF