Estação Cultura

A luta das venezuelanas que buscam refúgio no Brasil

Em entrevista a Teca Lima, a jornalista e cineasta Luiza Trindade fala sobre o documentário “Adelante”, que registra histórias de oito mulheres venezuelanas abrigadas na ong Pares Cáritas, no Rio de Janeiro


08/03/2021 14h33

Ouça a entrevista completa com Luiza Trindade:


Mulheres dispostas a enfrentar uma longa jornada - a pé, de carona ou de ônibus, sem dinheiro e sem alimento, grávidas ou com os filhos no colo - em busca de melhores condições de vida no Brasil. São venezuelanas, que chegam ao país primeiro em Boa Vista (RR), e depois se deslocam para cidades como o Rio de Janeiro. Foi lá, no bairro Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade, que a jornalista e cineasta Luiza Trindade acompanhou o dia-a-dia dessas mulheres. Diariamente, ao longo de seis meses, ela ouviu histórias de dificuldades, cansaço, dor e esperança, relatadas para o documentário Adelante: a Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil.

A ideia de realizar um trabalho sobre os temas imigração e refúgio era um desejo antigo da cineasta. Mas o foco nas venezuelanas acabou chegando de forma espontânea. “Eu moro no Rio, no Recreio dos Bandeirantes, e percebi que havia muitas pessoas falando espanhol no bairro. Comecei a abordá-las e descobri a existência da ong Pares Cáritas, local de abrigo dessas mulheres”, explica Luiza.

A jornalista e cineasta conquistou a confiança das personagens e, vencido o receio inicial, conseguiu relatos muito tocantes e carregados de emoção sobre a saga por uma vida melhor. Adelante - A Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil tem coprodução do Projeto Celina e do jornal O Globo e apoio da ong Pares Cáritas.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças