Estação Cultura

Líder Yanomami revela: todos na aldeia tiveram covid

Em entrevista à coluna do jornalista Leão Serva, Davi Kopenawa Yanomami reclama da falta de assistência dos órgãos públicos à comunidade indígena em Roraima


08/03/2021 16h14

Ouça a coluna do Jornalista Leão Serva:


Escritor, xamã e líder Yanomami, Davi Kopenawa saiu de sua comunidade na terra indígena, na floresta amazônica, pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19. E concedeu a entrevista à coluna de Leão Serva de sua casa, em Boa Vista. Ele conta que teve covid-19 e que a doença não é uma “gripezinha”.

Segundo o líder indígena, todos na comunidade – cerca de 200 pessoas – tiveram a doença. “Por sorte ninguém morreu, mas foi muito sofrimento”, explica. Davi Kopenawa também reclama da falta de assistência dos órgãos públicos e revela que a Secretaria de Saúde Indígena não conseguiu cuidar deles, “porque os funcionários tiveram covid”. Outros órgãos, como a Funai, que deveriam impedir a entrada de invasores, não o fizeram.

Indicado ao Prêmio Nobel da Paz desde 2020, Kopenawa teme o garimpo, as doenças e uma nova onda do coronavírus. A vacina já chegou à aldeia, pelo menos a primeira dose.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF