Estação Cultura

Homenagem a Igor Stravinsky

João Marcos Coelho lembra os 50 anos de morte do compositor russo


07/04/2021 13h05

Ouça a coluna de João Marcos Coelho completa:


Há cinquenta anos, em 6 de abril de 1971, morria em Nova York, o compositor russo Igor Stravinsky. Considerado por muitos, inclusive por João Marcos Coelho, como o maior compositor do século 20, Stravinsky mudou o rumo da música, em 1913, com o seu balé, “A Sagração da Primavera”.

Para o compositor brasileiro Gilberto Mendes (1922-2016), Stravinsky “foi o primeiro pós-moderno avant la lettre, ou seja, dispunha da história da música como se fosse uma paleta de tintas – e como um pintor escolhia a cor, estilo, que mais lhe apetecia naquele momento”.

Em sua coluna, João Marcos Coelho informa que, em razão da efeméride, nos últimos trinta dias foram lançados dezenas de álbuns, caixas com 20, 30 e até 46 CDs com performances da obra de Stravinsky.

Para homenagear o compositor Coelho escolheu duas gravações entre os recentes lançamentos, disponíveis nas principais plataformas de streaming: a primeira delas data de 1930 e traz o próprio Stravinsky, ao piano, e a Walther Straram Concerts Orchestra, regida por Ernest Ansermet interpretando o Allegro Capriccioso, ma Tempo Giusto, movimento final do “Capriccio”, do compositor russo. A segunda gravação é recentíssima, lançada no dia 2 de abril, e é uma versão para saxofone soprano e acordeom da “Dança Russa” do balé “Petrouchka”, escrito por Stravinsky em 1911. A faixa está no álbum “East West”, do selo alemão Hänssler, com Michat Knot (saxofone) e Bogdan Laketic (acordeom).

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF