Estação Cultura

Aquecimento global pode extinguir espécies endêmicas no mundo

Alerta de equipe global de cientistas foi publicado na revista ‘Biological Conservation’


13/04/2021 13h18

Ouça a coluna de Mario Augusto completa:


Uma equipe internacional de cientistas, liderada pelas pesquisadoras Stella Manes e Mariana M. Vale, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou um estudo na revista “Biological Conservation”, apontando que o aquecimento global poderá extinguir espécies endêmicas no mundo.

A pesquisa foi realizada em quase 300 pontos de biodiversidade, em terra e no mar, comparando espécies endêmicas (aquelas que só ocorrem em determinadas regiões do planeta), com demais espécies.

Segundo o estudo, se as emissões de gases do efeito estufa continuarem a aumentar, os animais endêmicos têm quase 3 vezes mais probabilidade de extinção do que as demais espécies. Além disso, se as previsões de aumento de 3ºC na temperatura global se confirmarem, 1/3 das espécies endêmicas serão extintas.

Esse é o tema da coluna desta terça-feira (13) do jornalista Mario Augusto, editor de jornalismo da TV Cultura e advogado especialista em direito ambiental. Confira a coluna na íntegra.

O programa "Estação Cultura" tem apresentação de Teca Lima, e vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF