Estação Cultura

Tiradentes não era da elite

Atilio Bari fala sobre o mártir da Inconfidência Mineira


21/04/2021 15h15

Ouça a coluna completa de Atilio Bari:


Neste 21 de abril, Atílio Bari lembra Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi condenado à morte por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e, portanto, um traidor aos olhos da coroa portuguesa.

Tiradentes já foi tema de filmes, peças teatrais, livros e até enredo de Escola de Samba. Bari cita o espetáculo “Arena conta Tiradentes” montado no teatro de Arena, por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, e cita também “Romanceiro da Inconfidência”, livro de Cecília Meireles.

Atílio ainda lembra que, renegado ao esquecimento por quase cem anos, após a proclamação da República, Tiradentes se tornou o herói nacional comemorado e homenageado de várias formas.

Ator, dramaturgo, apresentador, diretor de teatro e escritor, Atilio Bari é um dos apresentadores do Persona, da TV Cultura, e todas as quartas-feiras, ele fala no Estação Cultura, sobre espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e também sobre os assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã pela Cultura FM – 103,3Mhz, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF