Estação Cultura

Bixiga é fio condutor em espetáculo de dança virtual

“Emaranhado”, do Núcleo Pedro Costa, retrata histórias e personagens emblemáticos do tradicional bairro paulistano e faz projeção especial para idosos do Palacete dos Artistas


28/04/2021 12h18

Saiba mais sobre o espetáculo de dança virtual:


Personagens da região do Bixiga, uma das mais tradicionais de São Paulo, se misturam no espetáculo de dança contemporânea criado pelo Núcleo Pedro Costa. Os bailarinos da companhia mostram que o Bixiga é um emaranhado de histórias dos moradores, dos imigrantes italianos e de personagens de diferentes origens.

Emaranhado - O Bixiga como fio condutor teve a primeira versão em 2014 e circulou por espaços como a Casa de Dona Yayá e o Teatro Sérgio Cardoso. Já em meio à pandemia a ideia era fazer transmissões ao vivo para instituições de longa permanência e centros de acolhimento a pessoas idosas, parte de um projeto que conecta cultura e saúde. Segundo a intérprete-criadora Elisa Canola, a agenda foi cancelada e a companhia optou por filmar a remontagem em um único dia, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19.

O espetáculo é inspirado livremente no livro Memórias de Armandinho do Bixiga, de Júlio Moreno. Também reúne histórias ligadas ao próprio Núcleo Pedro Costa, que tem sua sede no Bixiga há mais de dez anos. As apresentações podem ser vistas nesta quarta (28) e quinta (29), às 20h, no canal do grupo. E na sexta (30), às 19h, haverá uma projeção especial em tela de 14 por 8 metros no Palacete dos Artistas, na avenida São João. Cinquenta e nove idosos vivem no imóvel, que integra o Programa de Locação Social da Secretaria Municipal da Habitação.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF