Estação Cultura

O Triunfo da Ignorância

Passado e presente no comentário de Atílio Bari.


28/04/2021 13h33

ouça a coluna de Atílio Bari completa:


Em sua coluna desta semana, Atílio Bari lembra um episódio que aconteceu em 1936 e que envolveu os seguidores do ditador espanhol, o general Franco, e o ensaísta, romancista, dramaturgo, poeta e filósofo, Miguel de Unamuno. O confronto entre Unamuno e os franquistas terminou com sua demissão da Universidade de Salamanca e com sua prisão domiciliar.

Nas palavras de Atílio, este episódio “Ilustra de maneira significativa o confronto entre a inteligência, a argumentação, e a barbárie, o discurso raso e o ódio a intelectualidade e ao conhecimento científico”. E acrescenta que as mesmas atitudes estão presentes hoje, no Brasil, em “cortes de verbas destinados à formação intelectual, em atitudes que denotam o orgulho da ignorância”.

Ator, dramaturgo, apresentador, diretor de teatro e escritor, Atilio Bari é um dos apresentadores do Persona, da TV Cultura, e todas as quartas-feiras, ele fala no Estação Cultura, sobre espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e também sobre os assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã pela Cultura FM – 103,3Mhz, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF