Estação Cultura

Concerto conecta Di Cavalcanti a Tchaikovsky e Villa-Lobos

Evento virtual da série “Osesp MASP B3” terá comentários de Sérgio Molina e apresentação do Quarteto Osesp; transmissão será nesta quarta (05), às 18h, no canal do MASP no Youtube


05/05/2021 11h01

Saiba mais sobre o evento virtual:


A série "Osesp MASP B3" exibe nesta quarta (05) mais uma apresentação que promove o diálogo entre música clássica e artes visuais. O encontro estabelece relações estéticas e históricas entre peças de Tchaikovsky e Villa-Lobos, e a pintura Mulata/Mujer, de Emiliano Di Cavalcanti. O óleo sobre tela de 1952 pertence ao Comodato MASP B3, que guarda também outras pinturas do artista carioca, como Cabeça de Mulher, Pescadores e Mulheres da Década de 20. O palestrante convidado é o compositor e professor Sérgio Molina, graduado em Composição, mestre em Musicologia e doutor em Música pela Universidade de São Paulo.

As peças escolhidas serão interpretadas pelo Quarteto Osesp, formado pelos violinistas Davi Graton e Emmanuelle Baldini, o violista Peter Pas e o violoncelista Rodrigo Andrade. De Tchaikovsky eles tocam o Quarteto nº 1 em Ré Maior, Op. 11, e de Heitor Villa-Lobos o Quarteto de Cordas nº 17.

A série que explora as conexões entre a música clássica e o acervo do Museu de Arte de São Paulo teve início em 2015. Desde o segundo semestre do ano passado, por causa da covid-19, a parceria com a Fundação Osesp é realizada online, direto do auditório do MASP. A transmissão gratuita começa às 18h, no canal do museu no Youtube.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF