Estação Cultura

Ataque de garimpeiros em Palimiú é metáfora do Brasil

Em sua coluna semanal, Leão Serva afirma que o aumento do poder armado dos grupos de garimpeiros ameaça a ordem pública em todo o país


17/05/2021 11h47

Ouça a coluna completa de Leão Serva:


Duas crianças Yanomami, de 1 e 5 anos, morreram no tiroteio na comunidade Palimiú, no dia 10 de maio. Os ataques de garimpeiros na terra indígena Yanomami, em Roraima, não são fatos isolados, afirma Leão Serva. A presença de garimpeiros e a influência do crime organizado foram intensificadas nos últimos dois anos. O jornalista adverte que as autoridades não têm tomado providências para reprimir a ação ilegal, aumentando a atividade do garimpo e a agressividade contra os indígenas. Cerca de 30 mil garimpeiros atuam na região, número semelhante à população indígena na terra Yanomami.

Leão Serva avalia que a situação pode repetir o genocídio indígena ocorrido no fim dos anos 1980 e início de 1990, assunto já abordado na coluna semanal. Na época, a ação do Exército brasileiro e da Polícia Federal conseguiu interromper os ataques em terra indígena. "Enquanto isso não for feito, outros Palimiús vão acontecer", alerta.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF