Estação Cultura

As sonatas para violino de Eugene Ysaÿe por James Ehnes

Violinista canadense gravou as seis sonatas para violino solo do virtuose belga em casa, durante a pandemia; álbum recém-lançado é destaque na coluna de João Marcos Coelho.


19/05/2021 17h08

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


Um dos grandes em seu instrumento na atualidade, segundo João Marcos Coelho, o canadense James Ehnes (45) voltou-se ao repertório para violino solo durante a pandemia. “E escolheu um dos monumentos da literatura violinística da passagem dos séculos XIX e XX: as seis sonatas para violino solo do virtuose belga Eugene Ysaÿe”, pontua o crítico musical. O álbum recém-lançado pelo selo Onyx foi gravado em casa, sempre nas primeiras horas da manhã.

Nascido em Brandon, James Ehnes começou a estudar violino aos 4 anos. Dos 17 aos 22 anos estudou na Juilliard School, em Nova York. Toca num Stradivarius de 1715 e já se apresentou com as mais qualificadas orquestras, como as filarmônicas de Nova York, Boston e Chicago, e as Sinfônicas de Londres, Viena e Berlim.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF