Estação Cultura

Há algo de “Crime e Castigo” na CPI da Covid?

Em sua coluna semanal, o diretor, ator e dramaturgo Atílio Bari relaciona a obra de Dostoiévski às atuações de alguns depoentes na CPI da Covid


26/05/2021 11h14

Ouça a coluna de Atílio Bari completa:


No romance Crime e Castigo, o personagem central é um jovem que parou de estudar porque não tinha dinheiro. Sobrevive às custas da mãe e da irmã, que se casou apenas para poder sustentá-lo. Comete crimes para livrar a família das garras da agiotagem e recorre à autoproteção psicológica convencendo-se de que foi movido por uma questão humanitária.

A obra de Dostoievski (1821-1881) inspirou o filme Um cidadão acima de qualquer suspeita, do italiano Elio Petri (1929-1982), e é citada por Atílio Bari ao refletir sobre as sessões da CPI da Covid no Senado Federal. Para o ator e diretor, a Comissão Parlamentar de Inquérito tem mostrado vários casos em que as evidências são claras, os indícios são inúmeros, as contradições são gritantes e as documentações são explícitas. Ou seja, “todo mundo viu, os resultados dos descalabros são gritantes, mas os defensores do poder desviam as questões para outros lados. O sistema oculta, nega, se protege dos seus erros, mesmo quando os fatos falam por si”.

Atílio Bari, idealizador e apresentador do programa Persona, da TV Cultura, participa do Estação Cultura todas as quartas-feiras.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF