Estação Cultura

MAM exibe instalação inédita de Ana Maria Tavares

“Campo Fraturado SOS” alerta sobre as marcas da humanidade na Terra e foi criada especialmente para o Projeto Parede; obra tem imagens manipulada digitalmente


26/05/2021 15h51

Saiba mais sobre a instalação:


O Museu de Arte Moderna de São Paulo exibe uma instalação inédita de Ana Maria Tavares para o Projeto Parede, espaço entre o saguão de entrada do MAM e a Sala Milú Villela. Campo Fraturado SOS é uma paisagem mineral metalizada, modulada por detalhamentos enquadrados. Há também uma caligrafia tátil em Braile, onde se lê a sigla SOS.

A artista mineira conta que há muitos conceitos envolvidos no trabalho, concebido especialmente para o MAM, como a ideia de criar e vivenciar uma experiência relacionada ao termo “dinâmica corrídica”. Já na década de 1990 ela fez instalações recriando lugares de passagem, como corredores de aeroportos e salas de espera. “Venho trazendo essa dinâmica do corredor para dentro do trabalho e incorporando algumas questões políticas”, explica.

Campo Fraturado SOS tem como inspiração a série Airshaft (Piranesi), desenvolvida por Ana Maria Tavares desde 2008. O trabalho reúne imagens digitais, vídeo e videoinstalação, em diálogo com obra do gravurista e arquiteto italiano Giovanni Battista Piranesi. Segundo ela, o projeto criado para o MAM é um chamado, é um alerta: “quase uma visão em abismo das sobras das marcas da humanidade na terra". A instalação pode ser vista até dezembro de terça a domingo, das 12h às 18h, no MAM. É necessário seguir os protocolos de segurança e reservar ingresso para a visitação.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF