Estação Cultura

Álbum do Brahms Trio explora repertório histórico russo

Lançamento do selo Naxos reúne obra camerística inacabada de Nikolai Rimsky-Korsakov e peça isolada de César Cui, destaque na coluna de João Marcos Coelho


28/05/2021 12h46

Ouça a coluna de João Marcos Coelho completo:


O volume 3 de História do Trio de Piano Russo, do Brahms Trio, apresenta obras como o Trio para piano em dó menor de Nikolai Rimsky-Korsakov, concluído pelo genro do compositor, Maximilian Steinberg. Conhecido pelas óperas e a música orquestral (tendo sido professor de Stravinsky), Rimsky-Korsavov compôs pouco no terreno camerístico, aponta João Marcos Coelho: “algumas peças para cordas em quarteto, quinteto e sexteto”.

O álbum lançado pelo selo Naxos ainda inclui obra de Alexander Borodin e a peça para trio de piano e cordas do compositor lituano César Cui, que integrou o chamado “Grupo dos Cinco” (Mussorgsky, Borodin, Rimsky-Korsakov e Mily Balakirev).

Desde a formação, em 1990, o Brahms Trio vem contribuindo para a divulgação do repertório de câmara russo, redescobrindo trios de piano desconhecidos de compositores do final do século XIX e início do século XX. O grupo é formado pelo violinista Nikolai Sachenko, o violoncelista Kirill Rodin e a pianista Natalia Rubinstein.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF