Estação Cultura

Tramas Culturais explora o canto dos pregoeiros

Projeto da Fundação Ema Klabin recebe o professor da USP José Geraldo Vinci de Moraes; palestra online aborda a figura milenar do pregoeiro, responsável pela comunicação oral e sonora de produtos


31/05/2021 11h19

Saiba mais sobre o projeto:


O projeto Tramas Culturais da Fundação Ema Klabin discute nesta terça (1º) o tema O canto dos pregoeiros – uma cultura sonora. A palestra online será realizada por José Geraldo Vinci de Moraes, professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Université Paris-Ouest Nanterre. Ele é autor de títulos como Sonoridades Paulistanas (Funarte,1997), Metrópole em Sinfonia (Estação Liberdade, 2000) e História e Música no Brasil (Alameda, 2010).

No encontro, o professor aborda a tradição milenar dos pregoeiros, presente no cotidiano urbano em determinados períodos, colaborando para compor a paisagem sonora ruidosa das cidades. “Eu vou voltar ao século XVI, em Paris, época ruidosa e representada como “Gritos de Paris”, passando pelo século XIX e, principalmente, pelo início do século XX, quando a atividade dos pregoeiros cresce junto com a formação das grandes metrópoles”.

Amplamente retratada nas artes visuais – especialmente em pinturas e fotografias – a atividade dos pregoeiros foi responsável por comunicar a venda de diversos produtos ao longo da história, utilizando a própria voz, recursos musicais e sonoros. A palestra O canto dos pregoeiros – uma cultura sonora começa às 17 horas, via plataforma Zoom. A inscrição é gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF